Fusões e aquisições (M&A) são uma excelente maneira de aumentar sua participação de mercado, acessar talentos líderes do setor, explorar novos mercados, reduzir custos e aumentar lucros, obter impostos favoráveis, diversificar seu investimento, obter valor futuro e muito mais. No entanto, estudos sugerem que sua taxa de insucesso varia entre 70% e 90%. Saber como escolher alvos, se é como integrá-los e quanto pagar por eles pode ajudar a aumentar drasticamente suas chances de sucesso.
Familiarizar-se com os erros comuns de fusões e aquisições, como eles podem afetar seus negócios e o que você pode fazer para evitá-los pode aumentar as chances de sucesso. Este artigo descreve quatro erros comuns de M&A e como evitá-los.
1 – Não realizar due diligence detalhada
A due diligence detalhada é uma investigação ou investigação vital e abrangente sobre os negócios da empresa-alvo que você pretende adquirir ou fundir. A investigação de due diligence ajuda você a identificar, medir e mitigar os passivos e riscos de aquisições e fusões enquanto avalia o valor da empresa-alvo.
A due diligence depende da natureza da transação e pode ser jurídica, financeira, patrimonial, de tecnologia da informação ou ambiental. A devida diligência inadequada pode resultar em consequências legais, como herança de processos judiciais contra a empresa-alvo ou questões financeiras, incluindo dívidas altas e valores de responsabilidade significativos.
2 – Falha ao planejar sua M&A
Como vendedor ou comprador, seu objetivo final é vender ou comprar um negócio. Alcançar esse objetivo com sucesso pode ser difícil e pode falhar sem um plano adequado. Uma estratégia abrangente e fácil de executar é essencial para atingir seu objetivo com sucesso. Em seu plano de M&A, explique por que você está considerando uma fusão ou aquisição, como pretende financiá-la, quem será sua equipe de consultoria, seu modelo de ROI e o tamanho do negócio que está procurando.
3 – Erros no “valuation”
A avaliação de negócios envolve a determinação do valor real ou valor justo da empresa-alvo. Alguns desafios comuns na avaliação de uma fusão ou aquisição incluem calcular mal os dados financeiros da empresa-alvo, perder detalhes críticos durante a due diligence, interpretar mal a concorrência do lado da compra da empresa-alvo e não avaliar adequadamente a qualidade da equipe de gerenciamento.
A falta de uma análise financeira adequada significa que será um desafio quantificar o valor potencial do negócio para o acionista. Para superar esse problema, invista em uma avaliação independente por profissionais de avaliação terceirizados, pois eles não possuem conflito de interesses.
4 – Não envolver os especialistas certos
Fusões e aquisições não são projetos DIY. A falha em envolver os profissionais certos no processo prepara você para o fracasso. Os especialistas em avaliação de negócios ajudarão a determinar o valor ou a meta de sua empresa para garantir que você não se contente com muito pouco ou pagando demais. Especialistas com experiência em fusões e aquisições irão ajudá-lo com a devida diligência financeira para garantir que você esteja adequadamente posicionado para o negócio e aconselhá-lo na estruturação da transação para tirar o máximo proveito dela.
Os especialistas jurídicos de M&A cuidarão dos aspectos legais da negociação enquanto o orientam no processo de due diligence legal. Sua equipe de M&A deve incluir banqueiros de investimento, consultorias de negócios e especialistas financeiros. Isso ajudará a agilizar o processo de fusão e aquisição, aumentando sua taxa de sucesso.
Via Fusões e Aquisições.
E você? Precisando de ajuda nesse assunto?
A Bridget pode te ajudar em áreas como planejamento estratégico, inteligência de mercado, data analytics e, claro, valuation e estruturação financeira. Entre em contato e saiba mais!